Como identificar um ataque de pânico e o que fazer

0 Comentários

Você sabe identificar um ataque de pânico? Os sintomas são bastante parecidos com os do infarto, e por isso é comum que se confundam as crises de ansiedade com problemas cardíacos graves. Isso só piora o quadro de pânico, porque a pessoa acredita que está correndo um grave risco de vida.

  • Dores no peito
  • Taquicardia
  • Falta de ar
  • Tremura
  • Angústia intensa
  • Medo

O ataque de pânico é uma crise de ansiedade e pode acontecer mesmo em momentos calmos, sem um estopim. A crise dura alguns minutos e o melhor a fazer é controlar a respiração e tentar relaxar. Evite pensar muito nos sintomas. Use técnicas de relaxamento, como respirar fundo ou fazer massagens, e pense que, por mais aterrorizante que seja este sentimento, isso já está passando e vai acabar logo.

Se a crise persistir, busque uma emergência médica. Se houverem crises recorrentes, é caracterizada a síndrome do pânico. Nesse caso, é preciso buscar acompanhamento com psicólogo e/ou psiquiatra para controlar esse quadro. Essas e outras questões de saúde mental são danosas à qualidade de vida do indivíduo e, portanto, não devem ser subestimadas. Fique atento aos sinais que surgirem de que algo não está certo, seja com você mesmo ou com pessoas próximas, e procure ajuda. A terapia pode ser de grande valor para lidar com essas questões.

Categorias:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *