Notícias

01 de Abril de 2019

As 4 principais doenças do coração

Conheça as 4 principais doenças do coração:

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as doenças do coração são a principal causa de morte em todo o mundo. Em território brasileiro, ocorre um novo óbito a cada dois minutos, por decorrência de patologias relacionadas ao coração – são cerca de 350 mil mortes ao ano, levando a mais óbitos do que os casos de câncer.

Quais são os fatores de risco para doenças cardiovasculares?

Os mais importantes fatores de risco para doenças cardíacas são dietas inadequadas, sedentarismo, uso de tabaco e uso nocivo do álcool.
A cessação do tabagismo, redução do sal na dieta, consumo de frutas e vegetais, atividades físicas regulares e evitar o uso nocivo do álcool têm se mostrado eficazes para reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Além disso, o tratamento medicamentoso da diabetes, hipertensão e hiperlipidemia pode ser necessário para reduzir os riscos cardiovasculares e prevenir ataques cardíacos e AVCs.

Para ficar atento e evitar que as doenças cardiovasculares se agravem, e levem à morte súbita, é sempre importante um acompanhamento criterioso. Principalmente para quem já tem casos na família.

 

Veja a seguir as principais doenças cardiovasculares e como elas se manifestam:

 

Arritmia:

Pode ser definida como um distúrbio do batimento ou ritmo cardíaco, tendo como sintoma o batimento muito rápido (taquicardia), muito lento (bradicardia) ou mesmo irregular. Geralmente é causada por problemas no sistema elétrico de condução do coração, podendo ser motivadas por: ataque cardíaco, cardiomiopatia, artérias bloqueadas, hipertensão, diabetes, hipertireoidismo, fumo, alcoolismo, consumo exagerado de cafeína, uso de drogas em geral e estresse.

 

Ataque cardíaco (infarto agudo do miocárdio):

É provocado pela falta de sangue e oxigênio no músculo cardíaco, em função de uma obstrução da artéria coronária. Os principais sintomas são:
• dor no peito;
• sudorese;
• falta de ar;
• mal estar súbito.
Especialistas indicam que logo aos primeiros sinais de ataque cardíaco é importante levar o paciente imediatamente ao hospital, uma vez que o risco de morte vai aumentando em 10% a cada minuto.

 

Doença vascular periférica:

Causada pelo acúmulo de gordura que obstrui as artérias periféricas do nosso corpo, a aterosclerose. Nas pernas, por exemplo, a redução do fluxo de sangue gera dores, dificuldade de caminhar, dormência e feridas.
O tratamento desta doença possui dois objetivos principais. O primeiro se resume a controlar todos os sintomas e melhorar a chegada de sangue ao local, e o segundo é parar o aumento da gordura depositada nos vasos, reduzindo risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC).

 

Na Proattiva, clinica situada no Rio de Janeiro, o foco é sempre o bem-estar do paciente.

Conheça nosso departamento de cardiologia e agende a sua consulta. www.proattivamedicina.com.br ou ligue (21) 2042-2235.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *