Notícias

26 de Fevereiro de 2018
Como cuidar das varizes no Verão? | Clínica médica no Rio de Janeiro

Como cuidar das varizes no verão

Nos dias em que a temperatura está lá nas alturas, como agora, durante o verão, as nossas veias se dilatam por conta do calor e é por isso que quem tem varizes costuma sentir mais dor, cansaço e cãibras nas pernas.

Como surgem as varizes?

As varizes são veias dilatadas e/ou tortuosas, e que perdem sua capacidade de desempenhar de forma eficaz sua função de retornar o sangue para o coração. Esta condição, além de causar inchaço, dores e cãibras nas pernas, pode gerar inflamações, coágulos e até feridas nas pernas. Não podemos esquecer também do incômodo estético.
A genética é o maior fator de risco para as varizes, mas excesso de peso, gestação e o uso de anticoncepcionais também podem contribuir para o surgimento delas. Se você se assustou com a questão da gravidez e dos medicamentos contraceptivos, deve saber que as mulheres têm sim mais riscos de desenvolver varizes que os homens. O estrogênio, um hormônio feminino, favorece o relaxamento das veias, agravando o quadro e dificultando o retorno do sangue ao coração.
Se você já tem varizes, existem cuidados e hábitos que você pode adotar para minimizar os sintomas. Se você tem varizes e mora em locais onde a temperatura é bem alta, como aqui no Rio de Janeiro, os cuidados precisam ser redobrados.

Hábitos para amenizar os sintomas das varizes no verão

Quem sofre de varizes precisa tomar cuidado com as temperaturas elevadas, para que a dilatação venosa, esperada nesta época do ano, não piore o quadro.

  • Evite a exposição solar entre as dez da manhã e as cinco da tarde.
  • Sempre que for ficar ao sol, em qualquer horário, não se esqueça de passar protetor solar, sobretudo nas pernas.
  • Nessa época, é indicado evitar o contato com qualquer fonte de calor, como a cera quente para depilação.
  • Caminhe! Caminhar é ótimo para a circulação.
  • Em viagens de carro, faça paradas para alongar as pernas, caminhar e se hidratar. Em aviões, caminhe pelo corredor.
  • Evite roupas e sapatos apertados.

Médica observando varizes em perna de senhora | Como cuidar das varizes no verãoTratamento para varizes

Para acabar ou diminuir os sintomas das varizes durante o ano todo, existem diversas opções de tratamentos que trazem excelentes resultados sem a necessidade de cirurgias.

Escleroterapia líquida

Esse tratamento elimina a veia varicosa por meio da injeção de uma substância esclerosante dentro do vaso, causando a destruição da camada endotelial, o que leva à fibrose daquele vaso e ao seu desaparecimento.

Escleroterapia com espuma

Esse tratamento consiste na aplicação de uma substância esclerosante em forma de espuma nas varizes, causando o desaparecimento delas.

Escleroterapia com espuma ecoguiada

Primeiro, é encontrada a veia com a ajuda de um ultrassom, depois, a espuma é injetada no interior do vaso, promovendo sua ação esclerosante.

Escleroterapia com laser

O laser é aplicado para aumentar a temperatura dentro do vaso e promover sua cauterização. Não é recomendada para pessoas negras ou de pele bronzeada, pois pode provocar danos à pele.

Endolaser

Uma fibra ótica é inserida diretamente na veia, emitindo pulsos de energia do laser ao longo dela para conseguir o seu fechamento total.

Crioescleroterapia

Este tratamento consiste na injeção do esclerosante a baixas temperaturas dentro dos pequenos vasinhos, causando a seu fechamento.

Radiofrequência

Energia térmica é liberada dentro do vaso por meio de um cateter, causando a destruição do endotélio, contração do colágeno e oclusão fibrótica da veia.

Drenagem linfática

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que age no sistema linfático, fazendo com que ele seja estimulado e trabalhe de forma eficaz.

Leia aqui um pouco mais sobre cada um dos tratamentos para varizes.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *