Notícias

13 de Abril de 2018
Como evitar rugas?

Como evitar rugas?

Não importa qual a sua idade e, nos tempos atuais, nem o seu gênero: todo mundo se interessa em saber como evitar rugas e ter um rosto mais jovial. Aqui, vamos explicar como surgem as rugas e daremos algumas dicas de como preveni-las ou minimizá-las.

Como surgem as rugas

Diversos fatores podem contribuir para o surgimento das rugas. Uma constante exposição ao sol, alimentação inadequada, poluição, estresse, pele ressecada – que pode ser provocada por morar em uma região de clima seco, por exemplo -, e uma contração muscular exagerada são alguns desses fatores. É importante se policiar para quando os primeiros sinais surgirem.

Com quantos anos devo começar a cuidar das rugas?

Não existe uma idade certa para começar a tratar das rugas. Isso é mais uma questão de necessidade e, para saber quando é necessário, é preciso observar a pele do rosto com o passar do tempo.

Porém, alguns fatores interferem na hora desse “alarme” ser ativado. Por exemplo, questões hereditárias. A melanina também é um fator que influencia: pessoas de pele negra tendem a demorar um pouco mais a apresentar rugas.

De qualquer forma, é importante consultar um dermatologista periodicamente para receber recomendações de acordo com as necessidades da sua pele.

Como evitar rugas?

Existem alguns cuidados e dicas que podem ser seguidos para evitar o surgimento das rugas ou pelo menos tornar o seu desenvolvimento mais lento. Claro que nenhuma das dicas apresentadas aqui dispensam a consulta ao médico especializado, mas é de bom grado segui-las.

Hidrate-se sempre

Sempre beba água de coco e sucos, que vão repor nutrientes importantes para a sua pele. Sem falar da boa e velha água: pelo menos dois litros, todos os dias.

Se a hidratação por dentro é importante, por fora, também. Use cremes recomendados para o rosto e, antes de dormir, sempre o limpe com um sabonete com propriedades hidratantes.
Mulher adulta passando protetor solar na praia | Como evitar rugas?

Protetor solar nunca é demais

Sempre é bom lembrar: protetor solar na bolsa sempre! Procure usar as versões indicadas para o rosto, com um fator de proteção maior. Evite se expor ao Sol das 10h às 16h.

Durma bem

Você sabia que, ao dormir, o nosso corpo produz uma substância chamada cortisol, que previne o aparecimento das rugas? Dormir por pelo menos 8 horas é excelente para a sua pele!

Tente dormir sempre de barriga para cima, pois não deixa o rosto em contato direto com o travesseiro, o que pode contribuir com o aparecimento das chamadas “linhas do sono”.

Bebida, cigarros e outras drogas: NÃO!

Nem é preciso falar que as drogas e o cigarro fazem um grande mal para a qualidade da sua pele. Procure largar o vício do fumo o quanto antes, afinal, ele traz problemas muito maiores do que rugas.

Também evite o consumo de bebidas em excesso, pois isso leva à desidratação. A longo prazo, quem tem esse hábito vai ficando com a pele amarelada, com olheiras profundas e, claro, rugas.

Mas uma taça de vinho por semana pode

Entretanto, se você tem o hábito de beber esporadicamente uma boa taça de vinho, você pode continuar. O vinho tem em sua composição o resveratol, um antioxidante que ajuda a neutralizar os radicais livres.

Os radicais livres são substâncias nocivas, capazes de danificar a pele e acelerar o envelhecimento. Por isso, neutralizá-los com antioxidantes é uma ótima estratégia para manter a sua pele saudável por mais tempo.

Cuidado com as expressões faciais

Fazer caretas ajuda a tornar a musculatura do seu rosto mais firme e é bom ativá-la às vezes. Porém, forçar determinadas expressões, como franzir a testa ou apertar os olhos por muito tempo, pode contribuir para o surgimento de rugas. Procure evitar.

Profissional realizando tratamentos estéticos em paciente | Como evitar rugas?

Tratamentos estéticos são recomendados

Independentemente de você já ter rugas de expressão ou não, realizar tratamentos estéticos deve ser um hábito para prevenir o surgimento desde cedo. Eles podem ser feitos em casa, com o uso de cremes dermoestéticos que têm, por exemplo, componentes como vitamina C, vitamina E, ácido hialurônico e ácido retinoico em suas composições.

No entanto, antes de começar o uso de qualquer creme, é preciso consultar um médico credenciado na Sociedade Brasileira de Dermatologia. Só um profissional qualificado pode recomendar, com precisão, quais os melhores produtos e substâncias para a sua pele.

Tratamentos estéticos no Rio de Janeiro

A Clínica Proattiva possui um Centro de Tratamento Estético, composto por profissionais especializados e que vão poder dar as melhores recomendações para manter a sua pele com aspecto jovem. Marque uma consulta e venha conversar com nossos especialistas.

Não deixe de compartilhar esse post com seus amigos!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *