Notícias

30 de Maio de 2017
Como funciona o tratamento de varizes?

Como funciona o tratamento de varizes?

Aqueles vasinhos arroxeados, volumosos e sinuosos causam muito incômodo nas mulheres, principalmente pela questão estética. Mas você sabe o que são as varizes e quais os tratamentos? Uma coisa é certa: não é só com a questão estética que você deve se preocupar.

O que são varizes?

As varizes são veias dilatadas e tortuosas, de coloração arroxeada, que surgem ao longo das pernas e podem causar dor e inchaço. Pessoas que passam muito tempo em pé ou sentadas têm maior tendência a apresentar varizes com mais frequência, pois a pressão nas veias da parte inferior do corpo aumenta.

O que pode causar as varizes?

O principal fator para o aparecimento de varizes é a hereditariedade. Além disso, o uso de pílulas anticoncepcionais, reposição hormonal, obesidade, sedentarismo, gravidez e tabagismo também podem contribuir para o aparecimento de varizes.

Algumas vezes a origem das varizes pode remeter a algo mais grave como coágulos de sangue, veias profundamente danificadas, vasos sanguíneos anormais e até tumores.

Quais os sintomas das varizes?

As varizes podem não apresentar sintoma algum, mas em alguns casos elas causam dor, sensação de queimação nas pernas, cãibras, coceira e inchaço. Alguns sintomas mais graves e preocupantes incluem inchaço na panturrilha, pontos doloridos e vermelhidão local.

Como aliviar as dores causadas pela presença de varizes?

A prática de exercícios físicos adequados e o uso de meias de compressão podem ajudar a aliviar as dores e impedir complicações. Mas é necessário passar por uma consulta médica para que o especialista possa indicar o melhor tratamento.

Qual o tratamento para varizes?

Existem diferentes opções de tratamento para varizes:

Tratamento de varizes com espuma

tratamento de varizes com espuma densa consiste na aplicação de um medicamento na forma de espuma, responsável por promover uma reação inflamatória que ocasiona o fechamento e desaparecimento do vaso. Possui indicações precisas e, quando empregado corretamente, pode evitar cirurgias.

Tratamento de varizes com laser

 

O Laser Trandérmico consiste em um aparelho que emite ondas capazes de atravessar a pele sem lesioná-la e causa a termoablação seletiva do vaso, promovendo o desaparecimento dos microvasos. Outra modalidade com o laser é o endolaser, empregado no tratamento de varizes mais calibrosas em centros cirúrgicos.

Como prevenir as varizes?

A melhor maneira de prevenir as varizes é adotar um estilo de vida saudável:

  • Faça atividades físicas.
  • Mantenha seu peso dentro do indicado para sua altura.
  • Tenha uma dieta rica em fibras.
  • Evite saltos altos e roupas apertadas.
  • Evite permanecer por muito tempo na mesma posição.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *