Notícias

10 de Janeiro de 2018

Como prevenir a trombose durante viagens

A trombose venosa profunda é uma condição que assusta muita gente, afinal, não é para menos, é uma doença que acontece subitamente, pode ter poucos sintomas e sérias consequências.

O que é a trombose?

A trombose venosa profunda, ou TVP para abreviar, é o nome dado à formação de um coágulo dentro da veia. Este trombo pode impedir totalmente ou parcialmente a corrente sanguínea. Na maioria dos casos, ocorre nas pernas, principalmente abaixo dos joelhos. O trombo no interior da veia gera uma intensa resposta inflamatória, o que pode ocasionar edemas (inchaços) na perna, dores, alterações da coloração e temperatura.

Por que as viagens podem ocasionar a trombose?

Durante viagens muito longas, principalmente de avião, nós ficamos muito tempo sentados na mesma posição, sem mexer as pernas. Isso não facilita em nada a nossa circulação, porque o sangue encontra mais dificuldades em retornar ao coração, gerando uma condição de estase sanguínea, o que cria um ambiente muito propício ao surgimento de tromboses. A desidratação gerada pelo ambiente de ar condicionado, também pode, ocasionar o aumento da viscosidade sanguínea, contribuindo para o caso.

Quando um fragmento (pedaço) ou a totalidade do trombo se desprende das veias onde foi gerado, ele pode “navegar” até os pulmões, causando uma condição que chamamos de embolia pulmonar. Esta condição, pode ser fatal e acontecer ainda durante o voo.
Uma vez alojado em uma artéria do pulmão, o coagulo interrompe o fluxo de sangue para o órgão. Quanto maior o trombo, maior será a obstrução, podendo levar a pessoa à morte súbita.

Fatores de risco para a trombose

Não é apenas uma longa que viagem que pode causar a trombose, outros fatores podem favorecer o surgimento deste coágulo, como:

  • Já ter tido um trombose ou embolia anteriormente;
  • Ter neoplasias (câncer), doenças cardíacas, trombofilias ou outra doença grave;
  • Ter sofrido um derrame;
  • Idade superior a 40 anos;
  • Estar grávida;
  • Estar passando por uma terapia hormonal, como uso de anticoncepcional oral.

Homem andando no corredor de um avião | Previna-se contra a trombose durante viagens

Como prevenir a trombose

Não importa o tipo de transporte que você está usando para viajar, certos cuidados sempre serão necessários para evitar a trombose em viagens que durem mais de duas horas:

  • Se estiver viajando de avião, ônibus ou trem, caminhe pelos corredores sempre que possível. Uma boa dica para aviões é fazer isso sempre que o aviso de permaneça sentado for desligado. Procure sentar no assento do corredor, isto evita que você deixe de andar por não querer incomodar seu vizinho de cadeira. De carro, faça paradas a cada uma hora para esticar as pernas.
  • Use roupas confortáveis, principalmente que não apertem na cintura, virilhas e pernas.
  • Se mantenha hidratado, o ar dentro de aviões é bastante seco, por isso beba bastante água (o que também te ajuda na caminhada, já que você precisará se levantar para ir ao banheiro).
  • Não tome bebidas alcoólicas, além de ser proibido caso você seja o motorista, elas facilitam a desidratação e te deixam com mais sono.
  • Invista em meias de compressão, elas não só diminuem as chances de um coágulo se formar como também diminuem o inchaço, a sensação de peso e as dores na perna. A meia funciona comprimindo as veias superficiais e direciona o fluxo sanguíneo para o sistema venoso profundo, o fazendo circular mais facilmente.

Cirurgia Vascular no Rio de Janeiro

Para mais informações sobre como evitar ou tratar uma trombose, conheça o departamento de Angiologia e Cirurgia Vascular da Proattiva Medicina Integrada, clínica médica no Rio de Janeiro.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *