Notícias

10 de Abril de 2018
Como é a primeira consulta ao ginecologista?

Como é a primeira consulta ao ginecologista?

 

Durante a infância, o corpo de uma menina normalmente se comporta de maneira parecida com a de um menino. Até o médico é o mesmo – o pediatra. Porém, um acontecimento na vida de toda mulher marca o início da distinção entre os gêneros: a primeira menstruação. Geralmente, é só a partir deste momento que começa a se criar o interesse de visitar um outro médico, especializado no corpo feminino. É a hora de ter a primeira consulta ao ginecologista.

Neste momento, é comum que a “mocinha” fique envergonhada de seu corpo ou até mesmo com as emoções à flor da pele. Para isso, o suporte da mãe – ou de alguma mulher com quem ela tenha intimidade para tal – é fundamental para encorajá-la e acompanhá-la em sua primeira consulta.

Qual a idade certa de ir ao ginecologista pela primeira vez?

Na verdade, quem responde essa pergunta é o corpo da própria menina. Apesar de muitas mães só se interessarem em ir depois da primeira menstruação, recomenda-se que a primeira consulta ao ginecologista aconteça quando as primeiras características sexuais começarem a aparecer, como o surgimento dos pelos pubianos e o crescimento das mamas.

Isso porque é importante que o ginecologista acompanhe o desenvolvimento da puberdade da menina e veja se está precoce ou lento demais para a idade.

Sou mãe e tenho medo de apressar demais as coisas ao levar a minha filha tão cedo ao ginecologista

Sim, este momento é delicado também para as mães mais experientes. Muitas acreditam que isso incentivaria a adolescente a ter relações sexuais mais cedo. Porém, é justamente isso que é importante: levar a sua filha ao médico especializado nos primeiros indícios em que ela se tornou fértil.

A prevenção é a principal arma conta DSTs e gravidez não planejada. Ter a informação de como funciona o seu corpo e como protegê-lo não significa necessariamente que ela vá iniciar sua vida sexual. Quando ela se sentir pronta, ela vai ter a sua primeira relação, independentemente de ter ido ao ginecologista ou não. Logo, é importante ter uma conversa aberta e franca e sempre alertá-la, junto com as indicações do profissional.
Médica atendendo paciente fazendo notas | Como é a primeira consulta ao ginecologista?

O que acontece na primeira consulta ao ginecologista?

A primeira consulta ao ginecologista é simples e sem mistérios. Normalmente, é apenas uma conversa com o médico para conhecer o histórico da menina. Perguntas sobre doenças na infância, histórico familiar – principalmente em relação a câncer – e hábitos de vida poderão ser feitas. Se a paciente já menstrua há algum tempo, também poderão ser feitas perguntas sobre quando foi a primeira menstruação e a regularidade dos ciclos menstruais.

Também dependendo da idade, o médico poderá dar orientações sobre sexo, gravidez e doenças sexualmente transmissíveis. Caso a paciente já tenha iniciado suas atividades sexuais, o médico pode chegar a pedir que a menina tire suas roupas para fazer o exame ginecológico, no qual é introduzido o dedo indicador na vagina e, com a outra mão, comprime levemente o abdômen da mulher. É um exame de extrema importância, em que o colo uterino, o corpo uterino e os ovários são avaliados.

É comum que tudo isso gere certo constrangimento na menina, principalmente quando acontece pela primeira vez. Porém, é importante ter em mente que o ginecologista está mais do que acostumado com a situação e vai sempre buscar gerar confiança na relação entre médico e paciente. E não se esqueça de sempre dizer a verdade às perguntas do médico, para que ele possa fazer uma avaliação correta do seu corpo.

Quais perguntas eu posso fazer na minha primeira consulta ao ginecologista?

Este é o seu momento com um profissional da saúde especializado no corpo feminino, então aproveite para tirar o máximo de dúvidas possíveis em relação a puberdade, sexo, doenças – (sexualmente transmissíveis ou não!) – órgãos genitais etc., além daquelas que você sempre quis fazer e tinha vergonha de falar em público. Como dito acima, a informação é fundamental.

Ginecologista no Rio de Janeiro

A Proattiva, clínica médica no Rio de Janeiro, possui uma equipe de ginecologistas prontos para darem total suporte nesse momento íntimo – seja você mãe ou filha. Marque uma consulta conosco e venha tirar todas as suas dúvidas sobre o corpo feminino.

E não deixe de compartilhar esse texto com sua mãe, filha, parente ou com a amiga que você sabe que está passando por este momento da vida agora mesmo!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *