Notícias

06 de dezembro de 2017
Mulher conferindo uma espinha no rosto em um espelho | Cuidado com a acne no verão

Cuidado com a acne no verão

Muita gente acredita que a tão temível acne, também conhecida como cravos e espinhas, é coisa de adolescente. Grande engano. A acne pode surgir em muitos adultos, sobretudo quando existe alguma predisposição genética ou alterações hormonais.

No verão, os riscos de ficar com o rosto cheio de cravos e espinhas são ainda maiores. Ao contrário do senso comum, o sol não ajuda a “secar” as espinhas, na verdade, uma exposição prolongada ao sol deixa a pele mais espessa e aumenta a produção dos óleos naturais, obstruindo os poros e deixando um terreno bem fértil para o surgimento da acne.

Como evitar as espinhas no Verão

Mãe passando protetor solar no rosto da filha | Cuidados com a acne no verãoProtetor Solar

É importante cuidar da saúde da nossa pele o ano inteiro, mas no verão as precauções aumentam. Nessa época, o filtro solar deve ser seu melhor amigo, pois ele te protege contra os malefícios que os raios UVB causam à nossa saúde, incluindo queimaduras, manchas, envelhecimento precoce, alergias e até ajuda a prevenir o câncer de pele.

Para evitar espinhas nessa época do ano, opte por um filtro solar livre de óleo (oil free). O filtro solar cremoso causa a obstrução dos poros e isso pode provocar o aparecimento de acnes.

 

 

Homem lavando o rosto no banheiro | Cuidados com a acne no verão

Limpeza

Para lavar o rosto, utilize um sabonete neutro. Caso a acne já tenha aparecido, opte por um sabonete adstringente, que diminui a oleosidade, ou um sabonete antisséptico, que controla a proliferação de bactérias.

Evite o exagero! Lavar o rosto muitas vezes, mesmo com água limpa e os produtos certos, fará com que seu organismo entenda que ele precisa produzir mais óleo e sebo, fazendo o efeito contrário do esperado. Uma vez ao acordar e ao dormir é o suficiente, mas garanta que a água esteja agradável e que você remova toda a oleosidade sem machucar a pele.

Menina passando maquiagem em frente a um espelho | Cuidados com a acne no verãoMaquiagem

Cosméticos como a maquiagem podem conter impurezas que se depositam em sua pele, além de, também, obstruir os seus poros. Produtos que combatem a oleosidade e que ajudam a fechar os poros ANTES de passar a maquiagem podem proteger a sua pele. Mas o ideal mesmo é deixá-la respirar o máximo possível e SEMPRE limpar muito bem o rosto quando voltar para casa.

 

 

 

Esteticista realizando limpeza de pele em uma cliente | Cuidados com a acne no verãoLimpeza de pele profissional

Uma limpeza de pele que retire as células mortas, como a esfoliação, também pode ajudar na prevenção da acne. Esse processo tem função anti-inflamatória e remove as bactérias que se alojam no rosto. Esse procedimento, como o peeling, pode ser realizado no verão também, mas é preciso ter atenção aos cuidados necessários e nunca se esquecer de usar o protetor solar.

 

 

 

Mulher comendo cenoura | Cuidados com a acne no verão

Alimentação

Sua alimentação tem uma enorme influência em todas as áreas do seu corpo. No verão, opte por alimentos leves e refrescantes, como frutas e verduras, no lugar de alimentos com alto teor de gordura e açúcar.

Alimentos ricos em zinco e betacaroteno, como brócolis, cenoura e agrião, ajudam a controlar a produção de sebo, então também são ótimas opções nessa época.

 

 

Mulher passando as mãos nos cabelos dentro da piscina | Cuidados com a acne no verão

 

Não passe muito tempo na piscina

O sol não é o único vilão. O cloro da água da piscina também causa o ressecamento da pele, obrigando o seu corpo a aumentar a oleosidade dela. A dica é tomar uma ducha logo que sair da piscina e usar um creme hidratante.

 

 

Como tratar a acne

Tanto para prevenir o surgimento da acne como para tratá-la, sempre conte com um dermatologista que indique os melhores produtos para o seu tipo de pele. Conheça o departamento de dermatologia da Proattiva, a sua clínica médica no Méier.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *