Notícias

08 de dezembro de 2017
Mulher com as mãos nos cabelos na praia | Como cuidar dos cabelos no verão

Como cuidar dos cabelos no verão

Que o protetor solar deve estar sempre por perto durante o verão você já sabe, mas e sobre os cuidados necessários com os cabelos nessa estação, você sabia?

Os raios UV, os mesmos responsáveis pelo envelhecimento precoce da sua pele, aparecimento de rugas e o desenvolvimento de câncer, também machucam os fios. Ficando muito tempo no sol, os cabelos passam por um processo de oxidação devido aos raios. Os danos desse processo variam entre a descoloração dos fios até a redução de sua força.

Para piorar, como é uma área que constantemente fica exposta e que não recebe o protetor solar, o couro cabeludo pode sofrer queimaduras, especialmente em quem tem fios bem finos.

Mulher com as mãos no cabelo na praia | Como cuidar dos cabelos no verãoVerão e cabelos: o que pode causar danos aos fios

Além da exposição ao sol, prender o cabelo durante muito tempo também pode ser um problema. Já que no verão o cabelo fica muito mais frágil, passar muito tempo com rabos de cavalo, coques e tranças facilitam a quebra e a queda das madeixas. Evite, principalmente, os prendedores que apertam os cabelos, substituindo-os por hashis de madeira ou de plástico.

 

Homem segurando um pente de cabelos | Como cuidar dos cabelos no verãoCuidado ao pentear, forçar o pente ou a escova no cabelo também pode quebrar os fios.

Essa dica vale para o ano todo, mas, especialmente no verão, em que a prática de lavar os cabelos é bem mais frequente: não durma com os cabelos molhados nunca, pois isso faz com que apareçam fungos no couro cabeludo, causando a dermatite seborreica, mais conhecida como a temida caspa.

Mulher recebendo uma hidratação nos cabelos | Como cuidar dos cabelos no verãoNunca subestime o poder de uma hidratação. Mesmo que seus cabelos pareçam super saudáveis, hidrate-os regulamente.

A água do mar e o cloro da piscina também causam danos na estrutura capilar, principalmente em cabelos tingidos. As proteínas sofrem alterações e o cabelo pode passar por mudanças, como alteração na cor e na espessura dos fios. Para salvar a saúde dos cabelos, lave-os com água mineral ou termal assim que voltar de um banho no mar ou na piscina.

Como cuidar dos cabelos no verão

É muito importante se manter hidratada, os benefícios vão desde o bom regulamento do seu intestino até a saúde dos seus cabelos. No verão, aposte na água de coco, porque além de ser cheia de vitaminas, ela auxilia muito na                 .

Não tome banhos muito quentes. Sua cabeça já está recebendo muito calor devido as altas temperaturas do verão, não precisa dessa ajuda extra do chuveiro. A água quente resseca os fios, e o ideal é que o banho seja um meio-termo entre o morno e o frio, finalizado com um enxague gelado, que ajuda a dar mais brilho aos cabelos.

Não esfregue suas madeixas na toalha. O ideal é tirar o excesso de água com uma toalha, pentear devagar e utilizar o secador na temperatura mais baixa para secar totalmente.

Use produtos de hidratação diariamente. Utiliza shampoo nas lavagens, condicionador moderadamente (pois ele diminui a umidade do ar e pode deixar os cabelos ressecados) e finalize com cremes para pentear quem hidratem e combatam o frizz. Os óleos também são muito eficientes, aumentando a resistência dos fios. Não se esqueça dos bonés e chapéus para fugir dos raios solares.

Dermatologia para a saúde dos cabelos

Engana-se quem pensa que dermatologia é a especialidade médica que cuida apenas da saúde da pele. Ela também é responsável por prevenir, diagnosticar e tratar doenças que acometem as unhas e os cabelos. Quer ajuda para cuidar dos seus fios? Marque sua consulta dermatológica na Proattiva Medicina Integrada, a sua clínica médica no Méier.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *