Notícias

24 de Janeiro de 2018

Tomando conta da sua saúde mental

Você sabe o que é saúde mental? De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) é um estado de bem-estar em que o indivíduo trabalha suas próprias habilidades, pode lidar com o estresse normal da vida, pode trabalhar de forma frutífera, e é capaz de contribuir para sua comunidade.

Mesmo assim, doenças mentais, como a depressão ou ansiedade, ainda são vistas como tabus por muita gente. Mas já passou da hora de começarmos a tocar no assunto.

De acordo com a OMS, suicídio é a segunda causa mais comum de mortes no mundo (leia na íntegra em: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/09/150922_suicidio_jovens_fd) ganhando do número de mortes em decorrência do vírus HIV e da violência, perdendo apenas para mortes no trânsito.

Chegou a hora de procurar ajuda.

Psicologa realizando o atendimento de outra mulher | Tomando conta da sua saúde mental

Encontre o especialista certo

Se você sente que precisa de um atendimento profissional, peça ajuda. Converse com seu médico, ele pode te auxiliar a encontrar o especialista certo para o seu caso, seja um psicólogo ou um psiquiatra.

Se o primeiro especialista que você visitar não for o que você procura, não desista! Continue procurando, além de cada médico ser de um jeito que pode ou não agradar você, eles podem seguir linhas de conhecimento diferentes, principalmente na psicologia, que é um campo de estudo bem vasto.

Como se preparar para a sua primeira consulta?

O motivo da sua ida a um profissional de saúde mental pode não ser fácil de lidar ou de admitir, mas é preciso ter coragem para entendê-lo e procurar uma solução. Seja claro sobre o seu histórico e sobre as suas expectativas, para um bom resultado, é preciso de muita sinceridade nas suas sessões.

Lembre-se de que não é uma entrevista e sim uma conversa, por isso, discuta, faça perguntas, peça ajuda extra.

Mulher meditando na natureza | Tomando conta da sua saúde mentalO que eu posso fazer?

Existem muitas coisas que você pode fazer sozinho para cuidar melhor da sua saúde mental. Para complementar o tratamento, mantenha um diário para monitorar o seu progresso. As anotações podem ser bem úteis nas suas sessões também, assim o psicólogo ou psiquiatra podem acompanhar o seu dia a dia.

Tenha disciplina, tanto com as sessões quanto com a medicação, que talvez seja prescrita, pois os resultados levam um tempo para aparecer, mas eles chegam.

Crie hábitos noturnos saudáveis. Durante o sono, nosso corpo repõe os hormônios do cérebro e isso é muito importante para não termos uma visão pessimista da realidade.

Cuide da sua autoestima. Faça coisas que te façam sentir bem, e aprenda a dizer não para o que não te agregue nada positivo. Meditação também pode ser uma ótima aliada. Existem escolas de meditação, aplicativos de celular e atividades em grupos que você pode procurar para encontrar a opção que melhor te atenda.

Como ajudar um amigo que pode ter um problema?

Mulher reconfortando outra mulher | Tomando conta da sua saúde mental

 

As doenças mentais não emitem sinais específicos, cada pessoa apresenta comportamentos diferentes. Porém, existem alguns sintomas que ocorrem com maior frequência em pessoas com algum problema emocional ou mental. São eles:

  •  Parecer triste ou cabisbaixo frequentemente;
  • Tentativas reais de ferir a si mesmo ou outra pessoa;
  • Comportamentos perigosos;
  • Medo repentino e sem razão aparente;
  • Não comer, vomitar ou usar laxantes para perder peso;
  • Abuso de drogas ou álcool;
  • Mudanças bruscas de humor;
  • Dificuldades de concentração.

Caso você conheça alguém que apresente alguns desses sintomas, comece uma conversa. Se aproxime devagar, mostre preocupação com o bem-estar da pessoa e incentive-o a buscar ajuda profissional.

É importante não ser invasivo, mas estar disponível para quando a pessoa pedir ajuda. Neste artigo você encontra algumas dicas de como apoiar alguém que está enfrentando algum problema emocional e/ou psicológico: https://www.buzzfeed.com/shannonrosenberg/22-formas-de-apoiar-um-parceiro-que-esta-enfrentan?utm_term=.qivp4KG7X#.rfld8BoyR.

Psicólogos e psiquiatras no Méier

A Proattiva, clínica médica do Rio de Janeiro, conta tanto com psicólogos quanto com psiquiatras em seu corpo clínico. Independentemente do tipo de ajuda que você precise, você encontra aqui. Ligue para (21) 3500-5359 para mais informações ou marque a sua consulta diretamente pelo nosso site.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *