Notícias

07 de Fevereiro de 2018
Dermatite na mão | As diferenças entre os 4 tipos de dermatite

As diferenças entre os 4 tipos de dermatite

Umas das doenças de pele que mais levam pacientes aos consultórios de dermatologia é a dermatite, que pode ter causas, sintomas e tratamentos bem diferentes em cada paciente.

Existem quatro tipos diferentes de dermatite, vamos saber um pouco mais sobre cada um deles.

Mulher coçando o braço | As diferenças entre os 4 tipos de dermatiteDermatite atópica

A dermatite atópica é um dos tipos mais comuns de alergia. É uma doença genética que aparece principalmente nas dobras dos braços e dos joelhos, na forma de erupções e crostas que coçam e deixam a pele mais seca.
Esse tipo de dermatite não é contagiosa e é comum vir acompanhada de problemas respiratórios, como asma e rinite.

Fatores de risco

Entre os fatores de risco que podem desencadear uma dermatite atópica estão alergia ao pólen, ácaros, mofo ou animais, exposição a fragrâncias ou corantes, roupas de lã ou tecidos sintéticos, frio extremo, calor, suor e estresse.

Sintomas da dermatite atópica

O principal sintoma da dermatite atópica é a pele seca, com mucosas que coçam e levam a ferimentos, mas áreas esfoladas causadas pela coceira, mudança de cor, áreas espessas e parecidas com couro também podem indicar a presença da doença.

Tratamento da dermatite atópica

O tratamento vai controlar a coceira e reduzir a inflamação da pele com hidratantes. Também é necessário evitar o que pode estar desencadeando a doença, como um creme específico, produtos de limpeza ou exposição à poeira, por exemplo. Hábitos que ressecam a pele, como banhos muito quentes, também devem ser evitados.

Mulher coçando as costas | As diferenças entre os 4 tipos de dermatiteDermatite de contato

A dermatite de contato é uma inflamação causada pela exposição a algo que cause alergia, podendo ser de dois tipos: irritativa, causada por substancias ácidas e, na maioria das vezes, no primeiro contato com ela, e a alérgica, quando seu corpo desencadeia uma reação imunológica quando exposto à uma substancial a qual ele é sensível.

Fatores de risco

Os principais causadores da dermatite de contato são as plantas, metais presentes em roupas e bijuterias, medicamentos tópicos, cosméticos, tecidos sintéticos, produtos de limpeza e tintas.

Sintomas da dermatite de contato

Os sintomas variam dependendo da substância que causou a dermatite, mas entre os mais comuns estão a queimação e a coceira intensa.

Tratamento da dermatite de contato

A principal parte do tratamento é descobrir qual substância está causando a alergia e se afastar dela. Para tratar as inflamações, podem ser usadas pomadas e antialérgicos para diminuir a coceira. Hidratantes também devem ser usados regularmente para auxiliar na melhora.

Mulher com alergia na região da face | As diferenças entre os 4 tipos de dermatite

Dermatite seborreica

A dermatite seborreica é uma doença crônica que aparece principalmente no rosto, causando descamação e vermelhidão nos cantos das orelhas, nariz, couro cabeludo e nas sobrancelhas. É comum acontecer em recém-nascidos, aparecendo como cascas grossas sobre o couro cabeludo. Apesar disso, é uma condição inofensiva.

Fatores de risco

As causas da dermatite seborreica ainda são desconhecidas, mas sabe-se que ela pode ser desencadeada por agentes externos, como alergias, baixas temperaturas ou estresse, além de também poder ter origem genética. Diferentemente do que se acredita, não é algo contagioso ou causado por falta de higiene.

Sintomas da dermatite seborreica

A dermatite seborreica pode ser percebida por meio da oleosidade na pele e no couro cabeludo, caspa, coceira, vermelhidão na área afetada e perda de cabelo.

Tratamento da dermatite seborreica

O tratamento é realizado, dependendo da região afetada, com lavagens constantes da área, interrupção do uso de produtos capilares, aplicação de pomadas antifúngicas, entre outros.

Dermatite Perioral | As diferenças entre os 4 tipos de dermatite

Dermatite perioral

A dermatite perioral também aparece no rosto, mas ao redor da boca e do nariz, e pode evoluir para a região dos olhos.

Fatores de risco

Não se sabe a causa exata da doença, mas ela acomete principalmente pessoas que utilizam indevidamente corticosteroides. Também há casos envolvendo cremes cosméticos, maquiagem, filtros solares e falta de higiene por parte do paciente.

Sintomas da dermatite perioral

Esse tipo de dermatite se manifesta por meio de erupções ao redor na boca, das narinas e até dos olhos. Coceira, irritação e queimação podem acompanhar as erupções.

Tratamento da dermatite perioral

A suspensão dos medicamentos à base de corticosteroides é o primeiro passo para o tratamento dos sintomas, que pode ser feito com imunomoduladores. Durante o processo, deve-se evitar o uso de produtos agressivos, como sabonetes e maquiagem.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *