Notícias

20 de Abril de 2018
Representação gráfica de parte do útero | Dúvidas sobre ovulação

Dúvidas sobre ovulação

Quando um casal está tentando engravidar, ele costuma prestar mais atenção no ciclo menstrual da mulher, principalmente em qual data acontece o seu período fértil e a ovulação. Mas muita gente ainda tem dúvidas sobre a relação entre essas duas coisas. Vamos tentar esclarecer aqui alguns detalhes sobre o assunto.

O que é ovulação?

A ovulação é o momento em que o óvulo, célula reprodutora feminina, é liberado pelo ovário e atinge as tubas uterinas. Quando isso acontece, ele está pronto para ser fecundado.

Daí, o óvulo tem apenas dois caminhos: ou ele é fecundado pelo espermatozoide e dá início à gestação ou é expelido pelo corpo através da menstruação.

O período fértil e a ovulação são a mesma coisa?

Não exatamente. Na verdade, a ovulação faz parte do período fértil e acontece quando a mulher alcança o ápice de sua fertilidade, na metade do ciclo menstrual. Ou seja, em um clico de 28 dias, a ovulação costuma acontecer no 14º dia após o início da menstruação, com uma margem de 3 dias antes ou depois. Todo esse espaço de tempo (os 7 dias) é, portanto, considerado como período fértil.

Porém, sem ovulação não há período fértil. Isso faz sentido quando temos em mente que sem o óvulo, não há como engravidar naturalmente. É por isso que mulheres que fazem uso de pílulas anticoncepcionais não ovulam, tampouco sentem seus sintomas.

Características da ovulação

O corpo da mulher emite alguns sinais característicos de quando a ovulação está acontecendo. São eles:

  • Secreção vaginal transparente, semelhante à clara de ovo (curiosidade: essa viscosidade da secreção ajuda os espermatozoides a chegarem ao óvulo maduro);
  • Aumento da temperatura corporal, da libido e do apetite motivados pela maior liberação de progesterona, hormônio feminino essencial para o equilíbrio do ciclo menstrual;
  • Em alguns casos, dor pélvica, como uma cólica.

Até quanto tempo depois da ovulação pode acontecer a fecundação?

Assim que o óvulo chega nas tubas uterinas e atinge a maturidade ideal, ele tem entre 12 e 48 horas para ser fecundado. Depois desse período, ele não pode ser penetrado pelo espermatozoide e, dessa forma, não há mais chances de fecundação.

Então, porque o período fértil é maior que a ovulação?

O período fértil é maior que a ovulação porque considera-se todo o período em que a mulher tem maiores chances de engravidar. O espermatozoide pode continuar vivo dentro do corpo dela por até 3 dias. Portanto, se o casal tiver relações sexuais sem o uso de métodos contraceptivos no início do período fértil, o espermatozoide pode atingir o óvulo justamente no momento em que o óvulo estará maduro.

Como saber qual o melhor dia para engravidar?

Geralmente, o melhor dia para engravidar está entre o 11º e o 16º após o primeiro dia da última menstruação. Entretanto, cada mulher tem características próprias que podem fazer com que esse período varie. Da mesma forma, os espermatozoides de seu parceiro podem apresentar uma resistência maior ou menor. Por esta razão, é fundamental que o casal que está tentando engravidar procure ajuda de um profissional especializado para poder fazer um acompanhamento detalhado e preciso.

Planejamento familiar no Rio de Janeiro

A clínica Proattiva, clínica médica no Rio de Janeiro conta com um Centro de Tratamento da Mulher que conta com uma equipe de especialistas em planejamento familiar, monitorização da ovulação, infertilidade, terapia de reposição hormonal e muitas outras áreas relacionadas à saúde feminina. Entre em contato conosco e marque agora a sua consulta.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *