Cirurgia Vascular

A Cirurgia Vascular é a especialidade médica que atua no tratamento cirúrgico de doenças que acometem artérias, veias e vasos linfáticos.

É muito difícil separar a Angiologia da Cirurgia Vascular, sobretudo porque, ao procurar ajuda médica, o paciente ainda não tem como saber se seu caso é cirúrgico ou apenas clínico, já que isso cabe ao médico avaliar. Além disso, o cirurgião vascular também está apto a tratar clinicamente das doenças, tornando essas especialidades ainda mais relacionadas.

Pode-se dizer que a Cirurgia Vascular é a prática cirúrgica para o tratamento de quadros avançados, que não podem ser solucionados clinicamente. Graças aos avanços da Medicina, é possível realizar tratamentos à base de lasers, radiofrequência e procedimentos minimamente invasivos.

Principais cirurgias vasculares

Cirurgia para varizes

Existem diversos tratamentos clínicos para minimizar o desconforto estético causado pelas varizes, mas quando o problema atinge um certo estágio, apenas um procedimento cirúrgico consegue reverter a situação.

Para essas situações, existem diversas opções cirúrgicas. O laser e a radiofrequência podem ser usados, mas a escolha vai depender do seu quadro e da experiência do seu médico.

Fístulas arteriovenosas

O sangue, normalmente, flui das artérias para os vasos capilares. Quando existe uma fístula arteriovenosa, o sangue passa diretamente de uma artéria para uma veia, sem passar pelos capilares, o que pode causar inchaços, veias aparentes e eventualmente uma sobrecarga no coração.

Aterosclerose

É uma doença inflamatória crônica caracterizada pela formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos. Estas placas de gordura, chamadas de ateromas, podem levar a graves problemas circulatórios se chegarem a afetar as artérias da perna.

Cirurgia Vascular na Proattiva

Dr. Cláudio Santoro

Dra. Débora de Oliveira Silva.