Clínica da Dor

Qualquer dor que dure por mais de 3 meses já é considerada uma dor crônica, e agora existe uma área especialmente dedicada a tratar esse tipo de problema. A Clínica da Dor pode contar com médicos de diferentes especializações, como anestesiologista, neurocirurgião, ortopedista e fisiatra.

Embora seja muitas vezes subestimada, a dor crônica tem mais incidência do que doenças do coração ou diabetes. Pessoas que sofrem com as dores crônicas tendem a se sentir frequentemente cansadas, têm problemas de concentração e dificuldades para se exercitar. Por isso, caso alguma dor te incomode por mais de três meses, é hora de procurar ajuda.

Causas

Entre as principais causas de dores crônicas estão:

  • Genética
  • Infecções por vírus
  • Doenças autoimunes
  • Maus hábitos de sono
  • Dieta fraca em magnésio

Além desses fatores, existem algumas doenças que podem estar relacionadas a quadros de dores crônicas:

Artrite

A artrite é uma inflamação articular que pode gerar desde dificuldades de movimento até deformidades. Não tem cura, mas pode ser tratada com medicamentos, fisioterapia, exercícios e até cirurgias. A dor normalmente está presente independentemente do grau da artrite.

Lombalgia

A lombalgia é o nome que se dá para dores recorrentes na região lombar. A dor pode se estender para a região das nádegas e das coxas. Em alguns quadros pode ser chamada de dor ciática, quando a dor é irradiada para uma raiz nervosa lombar, causando formigamento e dificuldade para andar.

Cefaleia e Enxaqueca

Dores de cabeça comuns, chamadas de cefaleias, ou as enxaquecas, que são dores mais intensas, podem ser desencadeadas por alergias, fadiga, estresse, má postura, consumo exagerado de álcool, alimentação pobre em nutrientes, desidratação etc. Os problemas podem persistir até que mudanças comportamentais sejam feitas.

Tendinite

A tendinite é uma forma de inflamação nos tendões, tecidos fibrosos que prendem os músculos aos ossos. Pode causar uma dor intensa e duradoura no local inflamado, e exige tratamentos diferentes dependendo da parte do corpo onde se sente a dor.

Clínica da Dor na Proattiva

Dr. Gustavo Amariz
Dr. Stefano Kaps