Ortopedia

A Ortopedia é a especialidade médica que trata as doenças, lesões e deformidades dos ossos, articulações, ligamentos e tendões. O trabalho do ortopedista também abrange as enfermidades que acontecem com o aparelho locomotor, além de estar diretamente ligado à traumatologia, que lida com as lesões do aparelho musculoesquelético.

Por ser uma especialidade tão abrangente e complexa, a ortopedia apresenta diversas subespecialidades: coluna, quadril, ombro e cotovelo, mão, joelho, pediátrica, pé etc. E está intimamente ligada à área desportiva, pois a intensa pratica de atividades físicas vem, geralmente, acompanhada de lesões no aparelho locomotor.

Áreas de atuação

A Ortopedia atua em qualquer lugar onde haja ossos, ou seja, em todo o corpo humano. São tantas as áreas que a especialidade ganhou subespecialidades como:

Coluna

O ortopedista especializado em coluna está capacitado a tratar todos os tipos de doenças e traumas que acometem a coluna vertebral, incluindo traumas, deformidades e lesões degenerativas.

Joelho

O joelho é uma das principais articulações do corpo e uma das que mais sofre impactos também. Por isso está sujeita a diversas lesões, tanto traumáticas quanto degenerativas.

Mão e punho

O ortopedista especialista em mão e punho precisa trabalhar ainda com mais precisão. Com a minúcia que essa área demanda é possível alcançar resultados de alta precisão, inclusive recuperando todas as funções do membro.

Ombro e Cotovelo

O ombro é a segunda articulação que mais leva pacientes a um ortopedista, isso porque diversos problemas podem comprometer essa região. O ortopedista especializado nessa área realiza desde cirurgias de traumas complexos até a reabilitação dos pacientes.

Tornozelo e Pé

Pesquisas revelam que 70% da população mundial apresentam algum tipo de problema nos pés, provavelmente devido ao uso de sapatos não-ortopédicos e por estarmos passando cada vez mais tempo sentados. O ortopedista especialista em pés e tornozelo é o profissional capaz de avaliar o problema, identificar causas e prescrever a melhor ação terapêutica.

Quadril

As doenças no quadril também podem ser tanto degenerativas quanto causadas por traumas, e são muito mais comuns em pacientes idosos.

Ortopedia Pediátrica

A ortopedia pediátrica é a subespecialidade dedicada à assistência ortopédica de crianças e adolescentes, seja na prevenção, acompanhando o crescimento e desenvolvimento da criança, ou no tratamento de doenças.

Trauma Ortopédico

O ortopedista traumatologista é o responsável pelos procedimentos de urgência e emergência que precisam ser realizados em pacientes com algum tipo de fratura nos membros inferiores e superiores. Muitas vezes é necessária uma intervenção cirúrgica, mas em alguns casos é suficiente a manipulação e imobilização do membro afetado.

Além de diversas subespecialidades, o ortopedista também está diretamente ligado a outras especialidades, como a oncologia e a medicina esportiva. Para tratas seus pacientes, o ortopedista também conta com a ajuda de outras áreas da saúde, como a fisioterapia, que contribui para a recuperação de pacientes com lombalgias, lombocitalgias, artrose, entre outros.

Principais patologias tratadas por um Ortopedista

• Bursite
• Síndrome do Túnel
• Joanete
• Osteoartrite
• Osteoporose
• Tendinites
• Hérnias de Disco

Ortopedia na Proattiva

Dr. Guilherme Heffer
Dr. Lucas Alvarez