Nutrição

O nutricionista é um profissional que se dedica ao estudo da alimentação, tratando e prevenindo doenças através de mudanças em nossos hábitos alimentares.

A profissional de nutrição deve acompanhar a alimentação de seus pacientes prevenindo doenças, elaborando um planejamento dietético e, quando necessário, corrigindo maus hábitos alimentares, adequando às necessidades de cada pessoa.

Mas essa tarefa pode ser feita de diversas formas, com diversas finalidades diferentes, que varia de acordo com a área específica que cada profissional deseja atuar.

Em uma típica consulta nutricional individual são feitas medições de peso, altura, quantidade de gordura e de massa muscular, avaliados exames bioquímicos (sangue, fezes, urina), analisados o histórico familiar (fatores hereditários), confirmadas a presença de doenças, além de serem verificados os hábitos alimentares, atividades profissionais e estilo de vida do paciente.

Com base nesses dados, o profissional calcula a quantidade dos nutrientes necessários para suprir as demandas do organismo e elabora um cardápio balanceado e individualizado, orientando o paciente sobre a combinação correta de alimentos, horários das refeições, e outras informações importantes como o que priorizar e o que evitar.