Preventivo

O exame preventivo, ou Papanicolau, é feito como parte da prevenção ao câncer do colo do útero. O primeiro exame deve ser realizado aos 21 anos, e, normalmente, a cada dois anos depois do primeiro exame, mas isso vai ser melhor definido pelo profissional que te atender, levando em consideração seu histórico médico e hábitos de vida.

Como é o exame?

Primeiro, o médico inspeciona visualmente a vagina e o ânus, à procura de qualquer anormalidade como secreções ou lesões. Em seguida, introduz um espéculo, mais conhecido como “bico de pato”, para analisar as paredes internas da vagina e do colo do útero.

Com a ajuda de uma haste de madeira, realiza uma pequena descamação da superfície do colo do útero, e analisa as células recolhidas em um microscópio, encaminhando também para um laboratório especializado.

Preparação para o exame

Nos dois dias que antecedem o exame, a mulher deve evitar relações sexuais, mesmo que com camisinha, e suspender o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais.

Caso a mulher queira realizar outro exame ginecológico, como uma ultrassonografia vaginal, deve fazê-lo apenas após o preventivo.

É melhor, também, realizar o procedimento fora do período menstrual, pois o resultado pode ser alterado com a presença do sangue.