Notícias

09 de outubro de 2017
Mulher com dor no ombro | Você sabe o que é Fibromialgia?

Você sabe o que é fibromialgia?

A fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dores generalizadas, sentidas principalmente nos músculos. Na maioria das vezes, é difícil encontrar a origem das dores e, para ser considerada fibromialgia, tem que durar por pelo menos três meses.

Outros sinais que podem indicar a síndrome são: Fadiga, alterações do sono, memória e humor modificados. É comum, em muitos pacientes com essa síndrome, acordar cansado mesmo tendo dormido por várias horas.

A condição é 10 vezes mais propensa a acontecer em uma mulher do que em um homem e costuma surgir entre 30 e 55 anos. Mesmo que não pareça, é bem frequente e pode ser desencadeada por tensão psicológica, trauma físico, cirurgia ou infecção.

Entre as outras condições que podem estar associadas à fibromialgia estão a cefaleia e a depressão, que podem estar presentes em até 50% dos pacientes.

O que causa a fibromialgia?

Mulher deitada em posição fetal | Você Sabe O Que É Fibromialgia?A fibromialgia é uma doença relacionada a diversos fatores, como estresse e infecções. Por se uma doença crônica, as dores não apresentam tantas reações, como agitação e suor frio, o que acontece com as dores agudas, mas as dores crônicas podem ser responsáveis por causar depressão, afastamento social e alterações no sono.

A causa da fibromialgia, normalmente, envolve uma variedade de fatores, como causas genéticas, infecções e transtorno do stress pós-traumático. Estudos mostraram que a dor da fibromialgia é causada por uma amplificação dos impulsos dolorosos, como se a pessoa tivesse um “controle de volume” desregulado.

É muito comum que os pacientes passem por vários médicos antes de terem seu diagnóstico confirmado. O diagnóstico é essencialmente clínico, sendo os exames laboratoriais e radiológicos utilizados para avaliar as condições gerais e afastar outras doenças causadoras de dor.

Como diagnosticar a dor?

Não existe nenhum exame que diagnostique a fibromialgia, o que acontece é um exame clínico para analisar os sintomas e sinais. Depois, o médico pedirá alguns exames para excluir possibilidades até chegar ao diagnóstico correto, seja o da fibromialgia ou seja outro descoberto pelos exames.

Qual o seu tratamento?

A doença é uma condição crônica – o que significa que ela pode durar a vida toda ou pelo menos por um longo tempo. Entretanto, hoje existem ambulatórios especializados em dor.

Uma variedade de medicamentos e tratamentos podem ajudar a controlar os sintomas e a melhorar a qualidade de vida do paciente.

Antes de tomar qualquer remédio, consulte um médico para que ele possa escolher o medicamento adequado e a dose correta.

O tratamento tem como objetivo o alívio da dor, a melhora da qualidade do sono, do condicionamento físico, da fadiga, do equilíbrio emocional e o tratamento de desordens associadas.

Prevenção da fibromialgia

Mulher praticando yoga | Você Sabe O Que É Fibromialgia?

 

Durma bem, reduza o stress, adquira um estilo de vida saudável e faça exercícios regularmente. Esses hábitos não apenas previnem o surgimento de uma dor crônica, mas deixam todo seu corpo mais saudável e protegido.

Com fibromialgia ou não, foque nos exercícios físicos. A atividade física é considerada um método não medicamentoso que tem um grande impacto na melhora da dor e até do humor.

 

 

Tratamento para Fibromialgia

Fique atento: dor generalizada por mais de três meses, sem outras condições médicas associadas que poderiam causá-la, pode ser fibromialgia.

A Proattiva, clínica médica no Rio de Janeiro, conta com uma clínica da dor focada especialmente no diagnóstico e no tratamento para dores crônicas. Se você desconfia que pode estar com fibromialgia, não hesite em procurar o seu médico. Todo mundo merece ter uma boa qualidade de vida.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *