Notícias

05 de Abril de 2018
Médica atendendo paciente mulher | Mitos e verdades sobre a saúde íntima feminina

Mitos e verdades sobre a saúde íntima feminina

Por mais que a internet tenha facilitado o acesso à informação, ainda existem muitos boatos sobre a saúde íntima feminina e é muito comum estar na dúvida sobre o que é verdade ou mentira. Por isso, vamos esclarecer algumas das dúvidas mais recorrentes sobre o tema.

Mulher tomando banho | Mitos e verdades sobre a saúde íntima feminina

Sabonete íntimo deve ser usado todos os dias, sempre

Mito. Sabonetes íntimos são recomendados apenas para aquelas que estão com algum tipo de infecção bacteriana, e apenas durante o tratamento, já que ajudam no controle dos sintomas. O bom e velho sabonete neutro já é capaz de manter a região limpa adequadamente.

Dormir sem calcinha faz mal

Mito. Na verdade, não faz mal algum. Mas, se você não tem o hábito ou não gosta de dormir sem calcinha, não tem problema. Neste caso, procure usar calcinhas de algodão, que permitem melhor circulação de ar em comparação a outros tecidos.

Virgens podem usar absorventes íntimos

Verdade. A possibilidade de usar absorventes íntimos não tem relação com o início das atividades sexuais. Entretanto, a mulher que deseja passar a utilizá-lo, precisa antes consultar um Ginecologista para saber se existe alguma restrição. Cerca de 95% das mulheres podem usar esse tipo de absorvente.

Infecções vaginais sempre têm relação com a atividade sexual

Mito. Nem toda infecção vaginal é adquirida no sexo. Por conta de sua anatomia, a mulher é muito mais suscetível a infecções e em muitos dos casos ainda não se sabe muito bem o que motiva o surgimento dessas infecções. Por isso, é importante sempre manter a higienização adequada da região íntima, para reduzir as chances de infecções acontecerem.

A depilação influencia a higiene íntima feminina

Mito. A higiene e os cuidados diários devem ser os mesmos, tenha você optado por realizar a depilação frequentemente ou não. Isso é uma decisão que deve partir da liberdade de escolha da mulher. Apenas recomenda-se criar o hábito de aparar os pelos com tesoura, justamente para facilitar a higiene, para aquelas que escolheram não se depilar.

Mulher usando roupas íntimas | Mitos e verdades sobre a saúde íntima feminina

É importante evitar calcinhas que não sejam de algodão

Mito. Como dito acima, as calcinhas de algodão são as mais recomendadas para a hora de dormir. Mas, no dia a dia, apenas recomenda-se a quem tem alergia a algum tipo de tecido, não o usar.

A mulher sempre seca depois da menopausa

Mito. É verdade que a menopausa sempre traz algumas modificações no corpo da mulher e que uma delas é o ressecamento da mucosa vaginal. Entretanto, com a ajuda de um ginecologista, isso pode ser facilmente corrigido.

Ainda tenho dúvidas sobre a saúde íntima feminina

Se você ainda tem alguma dúvida sobre a sua saúde íntima, a Clínica Proattiva pode te ajudar. A nossa equipe de ginecologistas pode dar todo o suporte necessário, em um atendimento discreto, seguro e de confiança. Marque uma consulta com a gente e venha nos visitar!

Conhece alguma amiga que tem dúvidas sobre o que é verdade ou mentira sobre a saúde íntima feminina? Não deixe de compartilhar esse post com ela!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *