Neurocirurgia

A Neurocirurgia é a especialidade que diagnostica e trata lesões e patologias no cérebro, coluna, medula e nervos periféricos. Os médicos com essa especialização estão aptos a realizar tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos, assim como a prevenção, diagnóstico, avaliação e reabilitação do paciente.

Entre os principais casos tratados por um neurocirurgião estão: traumatismos cranianos, traumas na coluna vertebral, aneurismas, obstrução arterial, epilepsia, tumores no cérebro, coluna e medula, etc.

Principais áreas de atuação:

Neurocirurgia Oncológica

A Neurocirurgia Oncológica é a especialização dedicada ao diagnóstico e tratamento de tumores localizados no sistema nervoso, e também de complicações neurológicas que surgem em decorrência dos tratamentos oncológicos.

Neurocirurgia Vascular

Acidentes vasculares no cérebro, hemorragias subaracnóideas e cerebrais demandam tratamentos diversificados, nos quais a Neurocirurgia Vascular ocupa um papel importante.

Neurocirurgia Pediátrica

As particularidades da fisiologia infantil, as doenças e as técnicas utilizadas para tratá-las fazem da cirurgia em crianças um campo muito específico. Por isso, dentro da Neurocirurgia foi criada uma área que trata especialmente de casos infantis, a Neurocirurgia Pediátrica, que pode ser a solução pra problemas que vão desde má-formação congênita até tumores.

Neurocirurgia na Proattiva

Dr. Igor Saint’Clair Lima