Notícias

30 de Maio de 2017
O que é uma dor crônica?

O que é uma dor crônica?

A dor é uma sensação que tentamos evitar ao máximo, mas é muito importante para sinalizar que algo está errado com nosso corpo. É por causa dela que procuramos ajuda médica e conseguimos diagnosticar problemas na coluna, nas articulações, doenças reumáticas, cânceres etc. Entretanto, casos de dor podem se tornar mais sérios: com a população vivendo mais, e com novos hábitos que nos fazem passar cada vez mais tempo sentados e na frente de computadores e celulares, cerca de um terço da população deve apresentar algum tipo de dor crônica durante a vida.

O que é a dor crônica

Para entender o que é uma dor crônica, é preciso primeiro entender como funciona o processo de sentir dor em nosso organismo.

Quando nos espetamos ou tocamos em uma superfície quente, nossas terminações nervosas disparam um impulso elétrico que vai até a medula espinhal. Lá, um grupo de neurônios o transmite para o córtex cerebral, que interpreta a sensação como algo ruim e que deve ser evitado. Por isso, tiramos a mão rapidamente quando encostamos em uma xícara quente, por exemplo.

Para impedir que a dor dure mais tempo que o necessário, os mesmos sinais que chegam ao cérebro estimulam a liberação da endorfina e encefalinas, que inibem a dor.

Então, uma dor crônica pode ser resultado tanto de uma falha no processo de percepção quanto de inibição da dor.

Diagnóstico

Não existe regra para uma dor ser considerada crônica. O mais comum é que se diagnostique como crônica uma dor que dure pelo menos três meses, mas muitos médicos apontam como mínimo o dobro disso.

A dor crônica é uma doença debilitante com sérias consequências para as condições físicas, psicológicas e comportamentais do paciente. Entre os principais efeitos colaterais estão a depressão e deficiências psicomotoras.

Tratamento

Chegar à cura de um quadro de dor crônica é uma tarefa muito difícil, mas com um trabalho multidisciplinar, envolvendo médicos de diferentes especialidades, é possível promover um alívio duradouro a fim de melhorar a qualidade de vida do paciente.

Medicamentos e procedimentos clínicos podem oferecer esse alívio, e muitas vezes a fisioterapia é necessária para promover a reabilitação. Em muitos casos também é necessário um trabalho psicológico, pois a dor crônica pode acarretar alterações emocionais.

Convivendo com uma dor crônica

Mesmo que não seja possível eliminar a dor por completo, é possível obter um ganho na qualidade de vida. Alimentação balanceada, bons hábitos noturnos, atividades físicas e relacionamentos saudáveis melhoram não apenas quadros de dores clínicas mas também sua qualidade de vida em geral.

Clínica da Dor Proattiva para caso de dores crônicas

A Proattiva é uma clínica médica no Rio de Janeiro que conta com diversas especialidades, e fornece um atendimento muito mais completo. Além de bons médicos, a Proattiva ainda possui uma área especial para o tratamento de dores crônicas. Entre em contato conosco e conheça a nossa Clínica da Dor. Não perca tempo, você não precisa viver sentindo dores para sempre!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *