Notícias

06 de Abril de 2018
Médico avaliando joelho de paciente idoso | O que é viscossuplementação?

O que é viscossuplementação?

A viscossuplementação, de maneira simplificada, é o tratamento de reposição da lubrificação das articulações.

Mas, para darmos mais detalhes sobre como essa reposição acontece e que lubrificação é essa, precisamos primeiro explicar como funciona as suas articulações.

A lubrificação das articulações

Homem com mão no joelho | O que é viscossuplementação?Nossas articulações são envoltas por cartilagem, que tem uma função fundamental para a nossa mobilidade, já que diminui o atrito entre os ossos. Essa função só acontece porque uma membrana das articulações, chamada membrana sinovial, produz um líquido – chamado líquido sinovial.

Esse líquido contém ácido hialurônico, aquele mesmo ácido usado em produtos de beleza e estética. Ele ajuda na captação da água nas articulações, lubrificando-as e nutrindo a cartilagem articular.

Porém, por motivos como o esforço intenso e repetitivo das articulações ou o avanço da idade, o ácido hialurônico vai se esgotando e, com isso, a cartilagem se desgasta, sendo assim mais fácil surgirem casos de lesões, a famosa artrose, ou diferentes tipos de doenças cartilaginosas.

Como funciona a viscossuplementação

A viscossuplementação é a injeção de ácido hialurônico nas articulações que se encontram com alguma doença cartilaginosa. A intenção aqui é manter as propriedades do líquido sinovial. Com a aplicação do ácido nas articulações, tende-se a recuperar a lubrificação da cartilagem e, assim, recuperar a livre movimentação de antes.

O procedimento de aplicação é realizado em minutos, em local esterilizado e só precisa de uma pequena quantidade de anestesia local. Dependendo da necessidade do paciente e do produto, a aplicação pode se dar em dose única ou fracionada de 3 a 5 injeções semanais, sempre administrado por um profissional qualificado.

Logo depois do procedimento, o paciente já pode retomar a uma rotina moderada, desde que evite pegar peso durante os dois primeiros dias depois de cada aplicação. É comum sentir calor ou inchaço no local da injeção neste período, mas uma compressa com gelo por 20 minutos já pode resolver o desconforto.

O vídeo abaixo, em inglês, explica visualmente todo o procedimento. Confira:

Para quem a viscossuplementação é indicada?

A viscossuplementação é indicada para pessoas que têm dor crônica no joelho (mesmo depois de terem tentado alternativas como fisioterapia, injeções de cortisona, perda de peso, anti-inflamatórios e analgésicos), que não podem tomar anti-inflamatórios ou que, por algum motivo, não podem fazer uma cirurgia naquele momento.

Não deixe de perguntar ao profissional da saúde que realizará o procedimento sobre qual o produto a ser utilizado e se este conta com algum componente que possa ser contraindicado a você. Existem produtos para viscossuplementação que, por exemplo, são contraindicados a alérgicos a produtos de origem avícola.

Em quanto tempo já posso ver os resultados da viscossuplementação?

Gradualmente, as melhorias já podem ser sentidas desde a primeira aplicação. Em casos de aplicações continuadas, os sinais de avanço já ficam bem mais nítidos a partir da terceira.

Viscossuplementação no Rio de Janeiro

A Clínica Proattiva, Clínica Médica no Rio de Janeiro conta com uma equipe multidisciplinar e, entre seus profissionais, também conta com Ortopedistas que vão poder ajudar em casos como esse, de viscossuplementação. Marque uma consulta conosco e venha tirar suas dúvidas sobre o tratamento.

Conhece alguém que sofre com osteoartrose ou algum outro transtorno cartilaginoso? Compartilhe essa publicação com essa pessoa! Ela vai gostar de se informar sobre o tratamento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *