Notícias

03 de Janeiro de 2018

Quem precisa de acupuntura?

Muita gente torce o nariz para a acupuntura por ser parte da medicina chamada holística, mas o procedimento tem resultados comprovadamente reais, como efeitos analgésicos, antidepressivos, relaxantes musculares, anti-inflamatórios e muitos outros.

Antigo livro chinês sobre acupuntura | Quem precisa de acupuntura?De onde veio a acupuntura?

A prática de tratar o corpo com a aplicação de agulhas em pontos específicos dele é um procedimento milenar, que começou na China.

A tradição acredita que a acupuntura pode equilibrar a energia corporal de acordo com o yin yang. Já a medicina moderna diz que as agulhas funcionam fazendo o próprio corpo liberar substâncias químicas.

 

Mulher de bruços com agulhas de acupuntura nas costas | Quem precisa de acupuntura?Como funciona a acupuntura

O paciente pode ser encaminhado a procurar um acupunturista por diversos especialistas, mas principalmente por ortopedistas, clínicos gerais, ginecologistas e fisioterapeutas.

A colocação das agulhas estimula as terminações nervosas que existem na pele, enviando mensagens para o cérebro e fazendo com que ele desencadeie outros efeitos no corpo para tratar algum problema específico.

Mas não são apenas as agulhas os instrumentos utilizados. Os mesmos efeitos podem ser obtidos com a pressão dos dedos, pedras quentes e até lasers. É tudo uma questão de experimentação e buscar o que traz mais resultados para você.

Quando a acupuntura é indicada?

Qualquer pessoa pode realizar sessões de acupuntura, independentemente da idade, sexo, peso ou qualquer outro fator. Entre os principais casos em que a acupuntura é indicada, estão:

Manequim marcado com os locais de aplicação da acupuntura | Quem precisa de acupuntura?Dores em geral

A principal indicação da acupuntura é para tratar quadros de dores, sejam elas musculares ou não. Ombros, lombar, joelhos e quadril são as áreas que mais se beneficiam da prática. Dores de cabeça também são comumente tratadas com o auxílio da acupuntura.

Sistema urinário

Cólicas menstruais e renais também podem ser tratadas com acupuntura. É comum que sessões de acupuntura para tratamentos de retenção urinária, disfunção sexual, ejaculação precoce e cistite sejam indicadas por médicos.

Náuseas

A acupuntura pode trazer muitos benefícios para quem está passando por outros tratamentos que podem causar náuseas, como pós-operatórios, radioterapia ou quimioterapia.

Alergia

Problemas como asma, rinite e bronquite também são minimizados com sessões de acupuntura.

Problemas psiquiátricos

Ansiedade, depressão, insônia, estresse e os problemas enfrentados em períodos de abstinência de álcool ou outro vício já tiveram seus efeitos colaterais comprovadamente diminuídos graças à prática da acupuntura.

Como funciona uma sessão de acupuntura?

Na primeira sessão, é feito o diagnóstico de acordo com uma análise clínica do estado do paciente e a avaliação de alguns exames, como raios-x ou tomografias. A pele é limpa com álcool e as agulhas, sempre descartáveis, são inseridas nos pontos selecionados previamente.

As agulhas ficam no paciente por volta de 15 minutos, tempo que o paciente deve se manter imóvel. As sessões seguintes são basicamente iguais, mudando apenas de acordo com o que o paciente relata.

Às vezes, uma agulha menor pode ser mantida no corpo do paciente entre uma sessão e outra, coberta por um esparadrapo. Isso proporciona um estímulo da região durante todo esse tempo.

Casal recebendo um tratamento de acupuntura | Quem precisa de acupuntura?A acupuntura machuca?

De forma alguma. As agulhas utilizadas na prática são muito finas e servem mais para estimular os nervos do que para atingi-los. Caso você sinta alguma dor durante a aplicação, deve informar o seu acupunturista e, caso as dores persistam, é mais indicado trocar de profissional do que abandonar a prática.

Existe algum efeito colateral?

Uma sessão de acupuntura é algo bem relaxante, então é comum se sentir sonolento após o término.

Quanto tempo dura o tratamento com acupuntura

Essa é uma questão difícil de se prever, pois muitas pessoas deixam a acupuntura quando os sintomas que a levaram a procurar a prática desaparecem, enquanto que outras continuam periodicamente porque os benefícios vão além da simples melhoria dos sintomas. A frequência também varia de caso a caso, mas o mais comum são sessões semanais.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *