Notícias

05 de dezembro de 2017
Homem anotando coisas em um caderno | Transtornos de Ansiedade

Transtornos Da Ansiedade

Augusto Cury, médico psiquiatra e um dos autores mais vendidos no Brasil, chegou a dizer que a ansiedade é o mal do século. De acordo com ele, nós estamos vivendo na era do tédio, uma sociedade formada por pessoas ansiosas, que vivem com a mente agitada e estressada e que não sabem ficar só.

O autor tem números para comprovar a sua afirmação, de acordo com a Organização Mundial da Saúde: a síndrome do pensamento acelerado, ou PSA, atinge mais de 80% das pessoas e não distingue idade, gênero ou classe social, número que supera – de longe – os índices de depressão.

Mulher roendo as unhas | Transtornos Da AnsiedadeA ansiedade

Como a tristeza ou a alegria, a ansiedade é um estado emocional, mas que traz uma apreensão descontrolada, um sentimento de que algo ruim vai acontecer. Nesse estado, nossa mente monta diversos pensamentos negativos e até fantasiosos, muitas vezes que dificilmente têm alguma relação com a realidade, acompanhados por algumas reações físicas desconfortáveis.

A ansiedade pode se tornar diversos transtornos diferentes, como:

Síndrome do pânico

A síndrome do pânico é caracterizada por crises que acontecem em períodos de intensa ansiedade, como antes de uma prova ou entrevista de emprego, tudo depende do que deixa o paciente ansioso. Normalmente, eu um ataque de pânico a pessoa apresenta batimentos cardíacos acelerados, perda de foco visual, problemas para respirar e outros.

Fobia

Um medo extremo e irracional, relacionado a um objeto ou a um animal, é considerado uma fobia. Medo de altura, lugares fechados, aranhas e lugares cheios são as mais comuns, mas uma pessoa pode ter fobia de qualquer objeto ou situação e apresentar um quadro de ansiedade muito forte perto dele, podendo até apresentar um ataque de pânico.

Mulher tem um ataque de pânico em meio a uma multidão | Transtornos Da Ansiedade

Fobia social

Quando uma pessoa sofre de ansiedade em situações sociais, ela pode ter fobia social, uma espécie de medo de situações que envolvem outras pessoas, como falar em público ou ser apresentado a novas pessoas. Nessas situações, a pessoa pode apresentar diversas reações físicas em função da ansiedade, como suor excessivo, tremores, alterações na voz etc.

Estresse pós-traumático

É comum que nossa mente “apague” alguns eventos traumáticos, como abusos sexuais, por exemplo, mas as consequências ainda vão existir, e elas vão depender do que causou o estresse, mas normalmente envolvem distanciamento de tudo relacionado ao evento.

Mãos sendo lavadas em uma pia | Transtornos Da Ansiedade

TOC

O transtorno obsessivo compulsivo transforma a ansiedade em pensamentos e ações que podem gerar um enorme desconforto ao paciente. Pensamentos que geram dúvidas, como se deixou a porta de casa aberta, e ações repetitivas, como lavar as mãos, são alguns exemplos desse transtorno. Porém, ele pode acontecer das mais criativas maneiras e piorar progressivamente se não tratado.

Distúrbio de Ansiedade Generalizada

A ansiedade, no sentido mais amplo da palavra, também é um distúrbio, um estado em que a pessoa apresenta uma preocupação constante e irracional sobre a vida. É acompanhado de diferentes sintomas, como mudanças de humor, falta de foco, fadiga, inquietação e sinais de depressão.

Diagnóstico

Sentir ansiedade é normal, ainda mais hoje dia, nesse mundo hiperconectado e urgente, como coloca Augusto Cury. Por conta disso, se sentir qualquer sintoma que comece a interferir na sua vida, é preciso procurar ajuda médica, pois as preocupações que causam o transtorno de ansiedade não desaparecem por conta própria, na verdade, tendem a piorar.

Uma breve consulta com um psiquiatra, neurologista ou com até com um psicólogo, já é capaz de diagnosticar a ansiedade.

É muito comum que alguém apresente mais de um tipo de ansiedade ao mesmo tempo e até mesmo outra síndrome, como a depressão, mas qualquer que seja o quadro, ele responde muito bem a um tratamento psiquiátrico.

Psicologia e Psiquiatria no Rio de Janeiro

Sua mente merece o mesmo cuidado que o seu corpo. Não deixe que a ansiedade ou qualquer outra síndrome psiquiátrica tome conta da sua vida. Marque a sua consulta na Proattiva, clínica médica no Rio de Janeiro, temos psiquiatras, psicólogos e neurologistas à sua disposição.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *