Notícias

23 de novembro de 2017
Pernas com varizes | Tratamento de varizes com espuma

Tratamento de varizes com espuma

Com a evolução da cirurgia vascular, princípios minimamente invasivos foram incorporados e grandes cirurgias têm sido realizadas por técnicas pouco invasivas e endovasculares, e o maior exemplo disso são é o tratamento de varizes. O resultado disso é uma recuperação mais rápida, procedimentos mais acessíveis e a possibilidade de realização de alguns tratamentos em nível ambulatorial.

O tratamento da doença venosa crônica e, por consequência, das varizes de membros inferiores, tem sido cada vez mais realizado em regime ambulatorial. Existem, hoje, diferentes tipos de tratamentos para as varizes, mas um dos mais utilizados é o tratamento com espuma, que consiste na aplicação de uma substancia esclerosante diretamente nas varizes, causando o desaparecimento delas.

O que é escleroterapia com espuma?

Como explica o Dr. Cláudio Santoro, especialista em cirurgia vascular e angiologia, a escleroterapia é a injeção de substância, na forma líquida ou de espuma, para eliminação de veias alvo. Ainda é possível associar um ultrassom ao tratamento, que recebe o nome de ecoguiada, possibilitando uma maior segurança, precisão e rapidez ao procedimento.

Como se produz a espuma

A técnica mais comum usa duas seringas conectadas, também chamada de técnica do turbilhão, geralmente composta da mistura de polidocanol com um gás, que pode ser o ar, gás carbônico e oxigênio, seguindo uma proporção específica.

Por que utilizar a espuma?

Como explica a Dra. Débora de Oliveira Silva, médica especialista em angiologia e cirurgia vascular, a espuma permite o preenchimento de grandes espaços dentro das veias a partir de volumes bem pequenos, o que é muito bom, permitindo ao cirurgião vascular utilizar pequenos volumes da medicação, aumentando a segurança do paciente.

A espuma permite o contato mais íntimo com a parede da veia, aumentando sua eficácia. Outra vantagem da espuma é o fato de ser facilmente captada pela ultrassonografia, o que a torna bem segura. A espuma é a maneira de incrementar o efeito do tratamento, gerando grande eficácia em baixas doses.

Médico utilizado um aparelho de doppler na perna de uma paciente| Tratamento De Varizes Com EspumaPor que o ultrassom?

O ultrassom atua em todas as fases do tratamento com espuma, do diagnóstico ao mapeamento, aumentando a precisão, segurança e permitindo o alcance de veias mais profundas. Por ser bem visível ao ultrassom, a espuma nos permite seu acompanhamento durante o uso.

É preciso internação para fazer o tratamento com espuma?

Geralmente, não é necessário internação e repouso para realização da escleroterapia com espuma. Após o procedimento, geralmente, até recomendamos que se realize uma caminhada. Como não se trata de uma cirurgia, o sangramento e os efeitos colaterais são bem pequenos.

Outras opções para tratar as varizes

Varizes em um perna feminina | Tratamento De Varizes Com EspumaEsclerose líquida

Esse procedimento é realizado com a injeção de um liquido no vaso, causando a fibrose do dele.

Escleroterapia com laser

Esse procedimento realiza a cauterização dos vasos, causada pelo aumento da temperatura no interior do vaso por meio da aplicação de um laser.

Endolaser

O endolaser aplica uma fibra ótica, diretamente na veia, que emite pulsos de energias para causar o fechamento.

Crioescleroterapia

Essa técnica aplica uma injeção de escloresante congelado dentro dos pequenos vasos, causando a contração devido à temperatura.

Radiofrequência

Por meio de um cateter, a energia térmica é liberada dentro do vaso.

Drenagem linfática

Técnica de massagem que estimula o sistema linfático.

Tratamentos para varizes no Rio de Janeiro

O tratamento com espuma para varizes, e todos os outros que você conheceu nessa matéria, podem ser realizados na Proattiva, clínica médica no Meier. Agende agora sua consulta com um de nossos angiologistas e descubra a melhor opção para o seu quadro de varizes.

Aproveite para conhecer também nossos outros tratamentos dermatológicos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *